segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Entrevista feita com um professor da Escola Estadual JJL(Justinopolis)

Assunto:Situação da Educação e alunos atualmente

Questões:


>Há quantos anos você trabalha na escola Estadual José Joaquim Lages?
7 anos.
>Qual a sua opinião sobre a estrutura física da escola e pedagogica da escola EJJL?
poderia ser melhor.Com relação a estrutura física falta uma sala de video e laboratórios para várias disciplinas.As salas são quentes e o isolamento acústico é ruim.A área pedagógica é totalmente prejudicada já que não se tem tempo e pessoas para todas as demandas da escola.
>Qual a sua opinião sobre o comportamento dos alunos na sala de aula?E porque você acha que eles se comportam de tal maneira?
Em geral o comportamento é muito ruim.O comportamento dos alunos é um reflexo do que ocorre com toda a sociedade que não tem na educação formal escolar uma prioridade.A escola historicamente "abraçou" vários papéis e se distanciou de sua essência,ser um centro do saber.A escola pública é uma instituição "na uti",prestes a morrer ou se trasformar.
>E qual a sua opinião sobre a direção da escola JJL?
Nas escolas estaduais não existem regras rígidas para o processo eleitoral,não havendo assim uma alternância de poder,o que ao meu ver é negativo.Dentro0 deste contexto as administrações poderiam ser melhores,inclusive a da nossa escola(JJL).
>VOCÊ ACHA QUE A DIREÇÃO TOMA ATITUDES CORRETAS COM RELAÇÃO AOS "PROBLEMAS" DA ESCOLA?
Na maioria dos casos sim e se não em todos por uma certa omissão do restante da comunidade escolar.
>Você acha que existe diálogo entre alunos-professores;diretoria-alunos;professores-diretoria?E que tipo de diálogo é este?
Geralmente marcado por um poder hierarquisado que se inicia nas autoridades estaduais da educação e chega nos alunos,o sistema não prima por diálogo.Não existe uma construção coletiva das soluções dos problemas de cada segmento.Os alunos e professores não são ouvidos,quando da implementação de projetos ou medidas pedagógicas.A filosofia da escola é imposta de cima para baixo.
>L evando em conta a situação da educação nas escolas e o comportamento da maioria dos alunos,qual a sua opinião sobre o futuro dessa geração e da educação?
Os rumos devem ser refletidos,já perdemos muito tempo.Os governos e a sociedade devem trabalhar em uma educação que valorize o profissional da educação inclusive economicamente.Ofereça estimulos aos alunos para primarem pela qualidade do que aprendem.Ofereça melhores perspectivas para os alunos no mercado de trabalho.Além de tudo isto deve-se ainda lutar contra a influência de setores "marginais" da vida brasileira,como o narcotráfico por exemplo.
>E você como professor,tenta tomar alguma atitude(além de lecionar)para ajudar a melhorar essa situaçaõ?E você tem esperança que ocorra alguma mudança em relação aos dois lados(alunos-escola/educação)?
No início de carreira o pique era bem maior,procurava participar dos órgãos ligados aos professores,interagir com o que ocorria nos movimentos sociais,trazendo a discurssão para a escola,entre outras coisas.Após dez anos de trabalho,assim como a maioria dos professores,penso seriamente em não depender exclusivamente da educação buscando me inserir em outra área.


Deixem o comentário de vocês!

Um comentário:

  1. muito legal esse blog.aliás essa é a escola que eu estudo nela são feitas muitas dinâmicas culturais,no fim do ano passado muitas coisas melhoraram como por exemplo colocaram dois ventiladores em cada sala ,instalaram cameras em toda a escola e agora estão fazendo uma sala de vídeo.obrigada por se preocupar com os estudantes.

    ResponderExcluir