sexta-feira, 25 de setembro de 2009

NOVO ENEM

Sem poder escolher lugar de prova, alunos vão percorrer até 30 km para fazer Enem


Alunos que farão o Enem nos dias 3 e 4 de outubro podem ter que enfrentar outro teste, além da maratona de questões: conseguir chegar até o local onde farão a prova. Divulgados nesta semana, os locais do exame que o Inep (órgão do MEC responsável pelo exame) destinou para os candidatos chegam a estar a 30 km de distância do endereço dos estudantes.

É o caso de Pedro Henrique Kogawa, 18, que prestará vestibular para o curso de engenharia química. Para estar em Santo Amaro (zona sul de SP) às 12h, horário em que os portões abrem, Pedro Henrique planeja sair de casa, em Pirituba (zona norte), às 10h. Vai precisar pegar um ônibus e um trem para chegar ao lugar em que deve fazer a prova, a 30 km de sua casa. "Estou revoltado, mas não tem o que fazer", diz. No Enem do ano passado, ele diz ter feito a prova "bem mais perto".

A mãe de uma estudante do Ipiranga (zona sul), que pediu anonimato, diz que considera a hipótese de não deixar a filha adolescente fazer o Enem. A garota, de 17 anos, foi alocada em uma escola no Grajaú (no extremo sul), também a 30 km de distância de casa.

"O que me preocupa mais é a volta. Se ela sair às 18h30, como ela vai voltar? Não tem condução direta e nos finais de semana há menos ônibus." Se a vestibulanda não for de carro, ela terá de pegar quatro ônibus, diz a mãe. Em dias de semana, esse trajeto demora, pelo menos, duas horas. "Eles inviabilizaram a prova", protesta a mãe.

O Inep informou que há um esforço logístico para colocar os alunos em locais de prova próximos ao CEP da residência que eles informam no ato da inscrição. No entanto, nem sempre isso é possível, já que há muitas variáveis, como número de inscritos em determinada área e atendimentos a necessidades especiais.

Ainda segundo o Inep, o aluno só pode escolher o município onde fazer a prova. Toda a logística, diz órgão, é feita por empresas especializadas que venceram a licitação. Pela primeira vez, o Enem será feito em dois dias, um sábado e um domingo. No sábado, as provas de ciências humanas e da natureza serão das 13h às 17h30. No domingo, os candidatos farão os testes de linguagens, redação e matemática, das 13h às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário